Tomografia 'desvenda' o famoso violino Stradivarius
Combinação de imagens 3D permite reproduzir instrumento
por Redação Galileu
O radiologista e violinista amador Steven Sirr, de Minnesota (EUA), resolveu usar um aparelho de tomografia para produzir imagens do famoso violino Stradivarius, considerado um dos mais perfeitos já construídos. Com as imagens em 3D foi possível fazer uma réplica do instrumento.
Sirr fez uma série de imagens de um violino Stradivarius conhecido como “Betts”, um instrumento de 1704, atualmente na biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O aparelho fez milhares de imagens que foram combinadas para criar uma réplica em 3D do violino original. Com ajuda de dois experientes luthiers – profissionais que fabricam violinos -, Sirr conseguiu reproduzir o instrumento.
Violino Stradivarius é "mapeado" por meio de tomografia.//Crédito: Getty Images
“Achei que o instrumento era apenas uma casca de madeira e ar. Eu estava totalmente errado. Havia vários detalhes na anatomia do violino. Assim como os humanos, há muitas diferenças de um instrumento para o outro. A tomografia foi útil para medir a densidade da madeira, tamanhos, espessuras e medidas de volume”, explica o radiologista.
O objetivo, segundo Sirr, é que a réplica possa ser usada por jovens músicos já que o som do violino Stradivarius é considerado único.
Fonte:Violino Vermelho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário